FAQ
O Sistema B é um movimento global que promove, por meio de diversas soluções, a adoção de práticas de impacto positivo impulsionando os negócios como força pro bem e promovendo o desenvolvimento socioambiental em equilíbrio com o sucesso financeiro. Desenvolvido por líderes empresariais dos Estados Unidos, em 2006, com o objetivo de desenvolver negócios inclusivos, equitativos e regenerativos para as pessoas e para o planeta.
Globalmente conhecido como B Lab, o movimento reúne mais de 7.500 empresas em 92 países. A iniciativa se expandiu para a América Latina, com o nome de Sistema B, e chegou ao Brasil em 2013. Hoje, conta com mais de 300 Empresas B Certificadas no país e já contribuiu com mais de 10 mil negócios que utilizaram a Avaliação de Impacto B para medir seu impacto socioambiental e incorporaram práticas sustentáveis em seu modelo de negócios.
O Sistema B Brasil busca oferecer diferentes soluções que promovam impacto positivo, desde a capacitação de profissionais por meio da formação de Multiplicadores B, a aplicação de jornadas de adoção de métricas de impacto conhecidas como Caminho+B, a Certificação de Empresa B, a atuação em rede para promoção de melhores práticas, influência em políticas públicas e projetos de articulação multissetoriais, como o Cidades+B
a Certificação como Empresa B atesta que a organização atende a elevados padrões de transparência, responsabilidade, sustentabilidade e desempenho com o objetivo de criar valor para toda a sua rede. todo processo de certificação como Empresa B começa pelo preenchimento da Avaliação de Impacto B, ferramenta online e gratuita desenvolvida pelo B Lab. ao preencher 100% desse questionário, a empresa recebe uma pontuação de 0 a 200 pontos. caso esteja acima de 80 pontos, está elegível a iniciar o processo de certificação junto ao B Lab. a pontuação do Grupo SOMA é 85,1.
Uma Empresa B Certificada possui alto compromisso com o desenvolvimento sustentável do seu negócio, cuidando das pessoas e do meio ambiente, com boas práticas de governança. são aquelas que além do lucro, também possuem objetivos sociais e ambientais, com o compromisso legal de tomar decisões considerando as consequências a longo prazo que isso pode gerar para a sociedade e o meio ambiente. as Empresas B buscam ser as melhores para o mundo e não apenas as melhores do mundo.
O selo internacional avalia empresas a partir de 5 dimensões: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente, pontuando as boas práticas e propondo a gestão de melhoria contínua. comprometidos com esse movimento, agora somos parte do movimento B.
São projetos ou programas da organização que criam um resultado positivo específico para uma ou mais de suas partes interessadas a partir de seu produto ou serviço. para ser considerado um Modelo de Negócio de Impacto existem requisitos: ser específico, material, verificável, duradouro e extraordinário.
O Grupo SOMA aplicou à Certificação com 3 Modelos de Impacto: a parceria FARM + Yawanawa; o projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Valor e o projeto Tecendo Sonhos.
Estamos observando um novo movimento de conscientização das pessoas em relação a forma como elas consomem produtos: a partir da evolução da tecnologia, sustentabilidade e fidelidade à marca, os novos consumidores buscam produtos responsáveis. o Selo B em produtos ajuda os clientes a identificarem os que foram feitos de acordo com as melhores práticas socioambientais a partir de empresas que unem desenvolvimento de negócios ao desenvolvimento humano e do planeta.
Para o consumidor, é o compromisso que aquela empresa tem com o propósito de causar impacto ambiental e social positivo, de ser mais responsável e transparente, considerando todos os stakeholders na tomada de decisão. com isso, ele tem a oportunidade (e segurança) de compra mais consciente. entendendo toda a cadeia de valor por trás do produto/serviço oferecido.
Porque o Grupo SOMA, do qual a FARM faz parte, cumpriu todas as etapas do processo de certificação do B Lab, comprovando e auditando desde 2016 suas práticas e políticas nas 5 áreas de impacto, além de fornecer todas as informações para os requisitos adicionais de transparência atrelados ao Questionário de Divulgação, que compõem a ferramenta de avaliação de Impacto B. e, a partir de outubro de 2023, todas as suas marcas são consideradas Empresa B com pontuação de 85,1.
Em 2016, participamos do evento Rio+B, realizamos o primeiro preenchimento do BIA (Business Impact Assessment) e começamos a potencializar nossos projetos de impacto.
Em 2020, marcamos presença no Caminho + B, preenchemos pela segunda vez o BIA e traçamos um plano de melhoria.
Em 2022, realizamos o 3º preenchimento do BIA com a base 2021.
Em 2023, atravessamos o processo de compliance da Certificação e efetuamos o 4º preenchimento do BIA, agora com a base mais sólida de 2022, e ultrapassamos a pontuação mínima (80) para se certificar.
Sim, a FARM transformou o amor pela natureza em compromisso com a sustentabilidade e estratégia ESG atrelada à estratégia do negócio. nossos pilares: cultura, gente, circularidade e natureza atestam que todas as decisões são tomadas visando equilibrar impacto positivo no meio socioambiental e lucro.
Continuar atuando fortemente em sua agenda de responsabilidade socioambiental, buscando sempre identificar possíveis gaps e implementar planos de melhorias, para que os compromissos com a geração de impacto positivo estejam incorporados em todos
Os processos e áreas da companhia. além disso, a FARM se compromete a se submeter aos processos de reavaliações e recertificação do Sistema B sempre que necessário, nos próximos anos, junto ao Grupo SOMA.
o que acontecerá com a FARM ou o Grupo Soma caso seja identificado algum deslize ou prática não condizente com a certificação B?
Há duas instâncias no Brasil e no mundo: o comitê de integridade, que atua em linha com o conselho deliberativo do Sistema B Brasil; e o SAC (Standards Advisory Council), que analisa casos críticos eventualmente cometidos por Empresas B no curso de sua atividade. se for identificado que o Grupo SOMA ou alguma de suas marcas não está condizente com a Certificação como Empresa B por qualquer motivo, a denúncia será levada a essa instância, que investigará se realmente houve má conduta por parte da empresa. e, se isso for confirmado, a Certificação como Empresa B poderá ser suspensa até que a companhia volte a ter as boas práticas que a fizeram ser certificada.