em 

TODO O SITE  

FARM entrevista: Mancha

25.09.17

 #mancha



Tem fase mais delícia do que a infância? Brincadeiras, amigos, descobertas e claro, muita cor! Assim surge a Mancha, a tinta orgânica feita pra crianças de toda idade e a gente conta como ela promete deixar o mundo mais colorido. 
 
A ideia surgiu a partir de uma iniciativa da ZEBU, Mídias Sustentáveis, que desenvolve projetos focados em eco-design, design de experiência e branding, numa busca de alternativas sustentáveis, pela necessidade de achar uma tinta menos tóxica pra impressão dos trabalhos de design. A partir de cursos de tecnologia intuitiva e construção natural aprenderam o que precisavam pra criar as novas tintas orgânicas. 



Açafrão, urucum, cacau, açaí, erva mate, beterraba, espinafre e hibisco são algumas das matéria-primas da Mancha pra produzir as tintas 100% orgânicas e sustentáveis
 
Após saírem pintando projetos por aí, perceberam que o potencial era muito maior do que tinham imaginado e que estava chegando a hora de todas as pessoas serem beneficiadas com a tinta.
 
A gente bateu um papo com o Pedro, um dos idealizadores do projeto, e ele contou como a Mancha promete colorir o mundo por onde passar!



Como você acredita que a mancha pode melhorar o mundo em que vivemos?
        
A mancha nasceu para interagir principalmente com as crianças. Desenvolvemos soluções com pigmentos e corantes vegetais que são menos nocivos pras pessoas em geral e pra natureza, mas entendemos que os principais usuários das tintas orgânicas precisam ser os pequenos.
 
As tintas orgânicas carregam conceitos de arte, alimentação saudável e educação ambiental que podem ser explorados de diversas formas com as crianças. Afinal, quanto mais cedo as pessoas refletirem sobre as questões de responsabilidade individual e ambiental mais fácil vai ser revertermos o cenário de caos ambiental, social e escassez que estamos vivendo.
  
Conta um pouquinho pra gente sobre a sua relação com a natureza?

 
Os ciclos, as estruturas, o funcionamento perfeito e exuberante da natureza nos coloca no nosso devido lugar. Ela consegue nos mostrar que somos pequenos comparados à sua imensidão e ao mesmo tempo nos abençoa com todas suas riquezas. Entendo a terra realmente como nossa mãe e nossa casa que está nos abrigando nesse curto período de tempo que é a existência do ser humano. Devemos cada vez mais respeitar, preservar e cuidar da nossa casa e dos outros habitantes dela. Sem cuidado e respeito estamos transformando nossa casa e nossas relações em um grande deserto.



Qual o diferencial da Mancha em comparação com as tintas tradicionais?
   
Acredito que o principal diferencial da Mancha é sua proposta de integração de conceitos de arte, natureza, alimentação, união entre pais, filhos e educadores.
 
A mancha pode ser utilizada em quais tipos de materiais?
 
Hoje em dia utilizamos em papel, tecido e madeira. Mas queremos deixar a imaginação guiar onde as tintas serão aplicadas. A livre experimentação é sempre bem-vinda, né?



A Mancha tem como objetivo disseminar conceitos de sustentabilidade além de mostrar que é possível a produção de produtos de modo mais simples e com componentes menos tóxicos. As tintas orgânicas já estão em fase de aperfeiçoamento pra serem lançadas já já no mercado e a gente tá super ansiosa pra ver todo mundo usando!
 
Bora ficar de olho e acompanhar esse projeto incrível! 

*foto 1: hypeness


 
TOPO