em 

TODO O SITE  

as minas da história

06.12.16



Escritoras, artistas, ativistas, guerreiras, cientistas, mães, filhas como eu e você, de diferentes origens e nacionalidades, foram muitas, infinitas grandes mulheres que ajudaram e ajudam todos os dias a construir e transformar a nossa história.



Se algumas ganharam notoriedade e ficaram famosas, muitas outras ficaram nas esquinas do tempo, sem que seus nomes fossem lembrados e seu legado espalhado aos quatro ventos como mereciam. Pelo menos até agora...



Pois todos os dias a página As Mina da História nos apresenta mulheres extraordinárias, que através de descobertas, invenções, atitudes ou pensamentos revolucionaram o mundo, e não poderiam jamais ser esquecidas. Foi através de uma foto de Maria Bonita que a criadora da página, Sigrid Beatriz Varanis Ortega, de 19 anos, percebeu que sabia muito pouco sobre as mulheres históricas do Brasil e do mundo, que mal são mencionadas nos livros ou nas aulas de história. 



Mulheres que lideraram lutas, descobertas revolucionárias, projetos transformadores, mulheres que criaram máquinas e tecnologias imbatíveis, livros e obras de arte que transcenderam o momento, mulheres que as vezes com pequenos gestos ou grandes atitudes merecem pra sempre ser lembradas e celebradas, estão todas aqui.

Assim conhecemos melhor Teresa de Benguela, Marie Curie, Iara Iavelberg, Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa entre tantas outras musas transfressoras, geniais corajosas e guerreiras, e prometemos nunca mais deixar a história delas morrer.



Afinal, essa é a nossa história, e além de nos ensinar sobre o que já foi feito, nos inspira muito pra tudo que ainda precisamos e podemos fazer!
TOPO